A importância do programa bilíngue na grade curricular

Quanto mais cedo se aprende outro idioma, maiores são as chances da criança aprender de forma natural, pois é nessa fase da vida que o sistema cognitivo relacionado à linguagem está em total desenvolvimento.

O programa bilíngue aplicado no Over visa a proporcionar aos nossos alunos o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. Dentre essas competências, estão: a flexibilidade, a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e a capacidade de se conectar e interagir com os outros, ou seja, praticar empatia, além de desenvolver aspectos da comunicação, pensamento crítico e liderança.

O programa proporciona ao aluno um aprendizado significativo e estimulante, vivenciando o idioma de forma dinâmica e lúdica, o que auxilia no desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores.

Nosso programa Bilíngue desenvolve as quatro habilidades da Língua Inglesa: reading (leitura), writing (escrita), listening (audição) e speaking (fala). Essas habilidades são colocadas em prática em diversos tipos de atividades e aplicadas em diferentes áreas de conhecimento.

As aulas são divididas em: pensamento crítico, projetos experimentais e culturais. Os alunos fazem uma verdadeira imersão em outras culturas, aprendendo mais sobre o vestuário, costumes, esportes, alimentação, tipos de moradia, lugares turísticos, atividades culturais e muito mais.

As aulas acontecem todos os dias, de forma dinâmica e com assuntos relacionados ao universo deles, respeitando sempre a faixa etária e odesenvolvimento cognitivo. Assim, o processo de assimilação da língua acontece naturalmente, tornando-se mais presente em seu dia a dia escolar.

No Programa Bilíngue para a Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, o aprendizado de uma nova língua também:

– Estimula a criatividade;
– Ajuda a desenvolver o raciocínio lógico;
– Colabora para a socialização da criança;
– Desenvolve melhor a habilidade de resolução de problemas;
– Amplia a consciência metalinguística;
– Desperta a curiosidade por outras culturas;
– Proporciona maior entendimento e habilidade de associação entre palavras e objetos.

Todas as atividades do nosso programa respeitam a idade e o desenvolvimento cognitivo do aluno. Sendo assim, uma criança de 2 anos pode estudar sobre planetas, por exemplo, e outra de 10 anos também pode trabalhar o mesmo assunto. O diferencial vai estar nas técnicas de ensino, atividades concretas, lúdicas e também na profundidade das informações, levando sempre em consideração as áreas de conhecimento de cada nível.

Na Educação Infantil, disponibilizamos relatórios bimestrais para que os pais acompanhem as etapas de desenvolvimento do seu filho. Já no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, os alunos realizam avaliações bimestrais e também são avaliados de forma contínua. Todas as atividades realizadas no programa fazem parte de um processo avaliativo de que o aluno participa diariamente. Assim, podemos identificar as áreas de maior dificuldade de cada aluno e ajustar as metodologias de ensino para que proporcione uma unidade no desenvolvimento dos nossos alunos.

Aprender um segundo idioma tornou-se mais essencial do que nunca e nós tornamos essa aprendizagem mais dinâmica e efetiva, por meio do nosso programa e das metodologias inovadoras que são aplicadas nele. Nosso maior objetivo é preparar, gradativamente, nossos alunos para o mundo!