Equipe Over nos preparativos para OBA

Contagem regressiva para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio. Os alunos do Over Colégio e Curso se preparam para mais essa competição. Essa será a 24ª edição da Olimpíada.

A Olímpiada é um evento nacional, realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), que tem como público-alvo estudantes de diversos níveis de ensino, de escolas públicas e privadas.

O evento nacional é realizado com as escolas previamente cadastradas, como o Over, e ocorre desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) também passou a participar da organização e a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e atualmente a Furnas também delega a comissão organizadora.

O objetivo da OBA é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e demais ciências, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

A competição mobiliza milhares de pessoas. Além dos próprios alunos, pais, coordenadores pedagógicos, diretores, museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos, profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.

A OBA possui fase única e é dividida em 4 níveis, sendo eles:

Nível 1: 1° ao 3° ano. As provas possuem duração de até duas horas.
Nível 2: 4° ao 5° ano. As provas possuem duração de até duas horas.
Nível 3: entre o 6° ao 9°.
Nível 4: alunos regularmente matriculados em qualquer série do ensino médio. As provas possuem duração de até quatro horas.

Podem participar todos os estudantes dos níveis fundamental e médio do país, regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental.

Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola. Se a escola em que o aluno estuda não estiver cadastrada para participar da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a outra escola cadastrada.