Quer férias produtivas e com aprendizado?

Quem disse que as férias não podem ser com diversão, aprendizado e brincadeiras? O Over Colégio e Curso, maior rede de escola do Rio Grande do Norte, aproveita o recesso para promover uma programação toda especial para os alunos.

A Colônia de Férias do Over, que acontece de forma inédita, é voltada para os estudantes da faixa etária de 2 a 11 anos. A grande procura mostra o sucesso do projeto, com uma intensa programação durante duas semanas.

Todas as atividades estão sendo desenvolvidas na unidade Over Ponta Negra, na zona sul de Natal.

Com a chegada do período de férias, muitos pais se perguntam o que fazer, como preencher o tempo do aluno de forma prazerosa e produtiva. Esse é o desafio.

E, para conseguir resolver essa equação de diversão e produção no período de férias dos estudantes, algumas dicas são importantes:

Leia

Além de estimular a criatividade, a leitura expande o vocabulário e o conhecimento aguçando a imaginação, para que o leitor enxergue o mundo de uma maneira diferente.

Pratique esportes

A prática de esportes faz bem para o corpo e a mente. Contribui com a oxigenação do cérebro, estimula as atividades cognitivas, aumenta o “colesterol bom” e diminui o “colesterol ruim”, fortalece os ossos, melhora o sono, fortifica os músculos e aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

Cinema

Que tal ir ao cinema? Os cinemas reabriram, estão adotando todos os protocolos de biossegurança e podem ser uma boa alternativa para ocupar o tempo de forma interessante.

Cozinhe

Que tal levar seus filhos para cozinhar junto com você? Atividade trivial para os adultos, só o fato de poder ajudar na tarefa já a torna especial. Uma dica é pensar em refeições temáticas como o dia do sanduíche, da pizza, das saladas, das frutas. Pais que trabalham podem pedir que os filhos separem os ingredientes durante o dia , para gerar expectativa para o evento.

Fazer roupas

Uma sugestão é brincar de fazer tie-dye (camisetas hippies cheias de cores). Para isso, basta comprar tintas para tecido e seguir as instruções. Mas, se a graça é brincar, pode-se criar roupas com jornais, tecidos, caixas e o que mais a criatividade permitir.

Origami

Já tentou fazer origami? Pois é… Na internet, há diversos tutoriais de origami e uma boa sugestão é você tentar fazer origami junto com seus filhos.

Plantação

Crianças que vivem em cidades grandes dificilmente têm oportunidade de ter contato com a natureza. Que tal aproveitar o período sem aula para isso? Pode ser uma plantinha pequena, pode ser uma árvore, pode ser até um feijão no algodão.

Livro

Dobre várias folhas sulfites ao meio e grampeie formando um pequeno livro em branco. Entregue para a criança dizendo que é a oportunidade de escrever seu próprio livro. Ilustrações e a capa também entram na brincadeira.

Equipamento eletrônico

Sabe aquele computador velho e quebrado que ficou na estante e não tem mais uso? Ou aquele aparelho de fita cassete dos anos noventa? Que tal deixar a curiosidade correr solta e oferecer que as crianças desmanchem e vejam como eles funcionavam e como são seus componentes? Lembre-se de avisar que eles não podem fazer isso com todos os eletrodomésticos da casa!

Aproveitem o momento, juntos. Boas férias!