No Over, incentivo à leitura começa cedo

É censo comum a necessidade dos jovens adquirirem a prática da leitura. Enveredar pelos livros é garantir uma mente mais aberta, vocabulário mais amplo. No Over Colégio e Curso, a prática da leitura é incentivada desde muito cedo entre os pequeninos. E o trabalho vai muito além porque os jovens são incentivados a escreverem suas próprias obras.

Esse é o projeto ‘Estante Mágica’. No dia 2 de dezembro, a partir das 17h, acontecerá o dia de autógrafo dos novos escritores. O projeto incentiva a criatividade, autoestima, o gosto pela leitura e, claro, também pela escrita.

O ‘Estante Mágica’ é desenvolvido com as crianças da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental. Todos participam, contando suas histórias e ainda confeccionando o livro da turma. O livro faz parte da atividade do último bimestre.

Os especialistas são unânimes em afirmar o quanto a leitura é importante para as crianças. Mas, para cada idade, há algumas peculiaridades. Do nascimento até os três anos de idade é a fase da família escolher livros que ofertem experiências sensoriais como livros de banho e que estimulam a audição ou o tato.

No desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura. Tudo isso dirá se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou leitor crítico.

Já a partir dos seis anos chega a fase dos livros de aventura e ficção científica. Um detalhe muito importante é criar uma rotina com os pequenos para, assim, tornar a leitura um hábito.

Lembre-se: a leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças e jamais deve ser imposta

Leave a Comment